terça-feira, 16 de junho de 2009

Gonzaga Rodrigues recebe título “Doutor Honoris Causa” da UFPB

Gonzaga Rodrigues recebe título “Doutor Honoris Causa” da UFPB

“É emocionante, né?”. A curta frase resumiu o sentimento do jornalista e escritor Luiz Gonzaga Rodrigues no discurso de recebimento do título de ‘Doutor Honoris Causa’. A mais alta honraria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi entregue ao paraibano pelos seus relevantes serviços prestados, no Estado, na área jornalística e literária. A outorga da comenda aconteceu, na noite de ontem, no auditório da Reitoria na presença de personalidades ilustres da literatura, jornalismo, políticos, familiares e amigos do homenageado.

Emocionado, Gonzaga Rodrigues – como é mais conhecido na imprensa – não conteve as lágrimas e nervosismo ao receber a maior honraria concedida pela UFPB. No discurso, ele lembrou que prefere escrever suas crônicas e ficar na linha tênue entre os gêneros jornalístico e literário. “É uma surpresa para mim receber o título. Eu acredito que recebi a Honoris Causa por fazer diferente nos meus textos. Eu sigo o caminho entre jornalismo e literatura. É o meu modo de ver e sentir”, sintetizou seu estilo de escrever.

O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rômulo Polari, destacou que a concessão do título ao escritor ocorreu pela contribuição que ele presta no jornalismo e literatura ao publicar seus textos em jornais que circulam no Estado. Por conta disso, a solicitação de outorga da comenda teve aprovação, em julho de 2008, no Conselho Superior da instituição de nível federal. “Ele é um jornalista de mérito reconhecido e contribuinte do desenvolvimento da literatura paraibana. Além disso, ele foi o idealizador do curso de Comunicação Social da UFPB”, justificou Rômulo Polari. A propositura do título foi de autoria do professor de Comunicação Josinaldo Fernandes Malaquias.

Nascido em 21 de junho de 1933, em Alagoa Nova, Gonzaga Rodrigues dedica cerca de 50 anos à prática diária do jornalismo. Ele já passou pelos principais jornais da Paraíba e exerceu diversas funções dentro das redações. Atualmente, é cronista do JORNAL DA PARAÍBA. Em sua carreira de escritor, o paraibano escreveu quatro livros. Entre eles, “Café Alvear”. A obra escrita em 2003, relembra as conversas políticas e culturais das décadas de 60 a 70, no Ponto dos Cem Réis, no Centro de João Pessoa. No local, era de costume os pessoenses dedicarem tempo aos assuntos que dominavam o cenário político da época.

Fonte: http://jornaldaparaiba.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frevo, Maracatu & Pizza

Um blog sobre Frevo Maracatú & Pizza... alem de boas conversas!