terça-feira, 11 de novembro de 2008

Recado dos Poderosos

Perseguição a Protógenes é o pior recado possível

De caçador a caça, essa é a tendência cantada por muita gente para a briga entre Daniel Dantas e o delegado Protógenes Queiroz.

A operação que prendeu Dantas e Cia. foi cercada de erros formais, e alguns abusos que se tornaram comuns nas operações da Polícia Federal, como levar as TV’s para fazer das prisões um espetáculo.

Naquela ocasião chegamos a falar aqui no blog que Protógenes ia dançar feio, pois a peça que solicitava a prisão, além dos fatos que sucederam, era um espetáculo de equívocos, mas isso não justifica o que estão fazendo agora.

Estão tentando transformar erros formais e alguns abusos em justificativa para inocentar Daniel Dantas e sua trupe. Tiraram o foco de Dantas e colocaram naquele que o perseguia, no caso o delegado.

Protógenes cometeu vários erros. O primeiro deles foi não se cercar da companhia dos seus superiores na operação. Pensava que prender Daniel Dantas era como prender um qualquer. Ainda saiu trocando os pés pelas mãos, ao dizer que Naji Nahas tinha informações privilegiadas do FED, coisa que não passa pela cabeça de ninguém de bom-senso.

Ainda resolveu se arapongar sem ter autorização para isso, causando uma confusão entre a ABIN e a PF.

Aí Protógenes cometeu o erro fatal: saiu da operação. Não deveria ter feito isso, a não ser que tivesse sido afastado, o que dificilmente ocorreria, dada a repercussão na opinião pública. O Governo não iria assumir o ônus do seu afastamento, mesmo se quisesse agradar Dantas.

Neste momento, deixou de ser o delegado para ser o alvo. Com braços em todos os lugares, do Congresso ao STF, Daniel Dantas armou um verdadeiro circo para detonar Protógenes e o juiz Fausto De Sanctis. Esse segue firme, apesar da pressão, e não parece dar o braço a torcer.

Se bobear Protógenes vai acabar preso, pelas trapalhadas cometidas, para que isso sirva de motivo para ajudar Daniel Dantas nos seus processos.

Esse vai ser o pior sinal que o Poder Público brasileiro dará ao cidadão comum: se mexer com poderosos, vai se dar mal. O risco moral disso será elevadíssimo.

O pior é aguentar Tarso Genro de porta-voz da Polícia Federal, que não está nem aí para a autoridade ministerial. As declarações do Ministro, sempre após as operações, já virou motivo de piada.

Segundo ele, a operação está sendo exemplar. Só resta saber, exemplar para quem?

Autor: Pierre Lucena - 10/11/08 às 17:19

Fonte: http://acertodecontas.blog.br/politica/perseguio-a-protgenes-o-pior-recado-possvel/

Um comentário:

  1. Fala, Francisco!!!
    Brigadão pelo coments no blog. Quase que não vejo seu comentário, pois comentou numa postagem bem antiga. Bacana vc ter gostado do meu trabalho; tô aí correndo atrás dos sonhos, kkk. Meu nome é Gilberto Queiróz. Tá mesmo meio escondido no blog.
    Assim que tiver um tempinho, darei uma olhada melhor em seu blog de cultura; me parece bem legal!
    Se quiser visitar minhas postagens mais recentes taí o link: www.gilbertoqueiroz.blogspot.com
    Sucesso nos projetos,
    Gilberto

    ResponderExcluir

Frevo, Maracatu & Pizza

Um blog sobre Frevo Maracatú & Pizza... alem de boas conversas!